A gestão do ponto dos colaboradores de uma empresa é um trabalho que demanda exatidão e praticidade. Afinal, impacta significativamente nos custos com horas extras e até evitar transtornos com processos trabalhistas. Assim, a tecnologia IoT e a computação nuvem podem contribuir. Você pode conferir este conteúdo também em áudio, se desejar! Basta clicar no player abaixo.

Neste sentido, os que carregam esse sistema são grandes aliados, pois automatizam o processo tanto de registro e gestão de ponto quanto dos cálculos de horas, permitindo aos profissionais de RH se dedicarem a outras atividades.

Com o eSocial, o ponto eletrônico traz ainda mais uma vantagem: fica muito mais rápido fazer a tratativa de ponto para cumprir os prazos do governo.

tecnologia iot e nuvem banner

Vantagens da tecnologia IoT e Nuvem aplicada a gestão de pessoas

Um bom sistema de gestão e registro de ponto eletrônico agiliza as tarefas rotineiras do setor de Recursos Humanos. Também proporciona aumento da produtividade da equipe, favorece o controle preciso das horas trabalhadas e das horas extras, permite maior facilidade na emissão de relatórios e análise diária das taxas de absenteísmo e turnover da corporação.

Porém, existem algumas vantagens que apenas a tecnologia IoT (Internet das Coisas) pode proporcionar. Um exemplo disso, é a comunicação em tempo real entre o registrador de ponto eletrônico (relógio, celular, computador etc.) e o software de tratamento e gestão de ponto.

Dessa forma os colaboradores registram o ponto na matriz, filiais ou externamente à empresa e o departamento de RH recebe as informações em questão de segundos no software.

Se você tem um tem um tempinho, vale a pena assistir o webinar RH Estratégico: O poder da gestão de ponto em tempo real. Fica super fácil entender como tecnologia Internet of Things (IoT) e cloud (nuvem) facilitam o dia a dia do RH, na prática:

No sentido contrário, quando as alterações são feitas no software, elas são passadas em tempo real para o registrador de ponto eletrônico. Qual a vantagem disso? Bem, se um colaborador for demitido, por exemplo, no mesmo instante que o status for alterado no software ele não poderá mais bater o ponto.

Agora se um funcionário se desloca com frequência para uma das filiais da empresa, por exemplo, é possível liberar que o registro de ponto nos registradores das demais unidades.Além disso, o IoT que o gestor de RH acesse facilmente as informações de registro de ponto dos colaboradores. Por exemplo, se a empresa possui filiais em diferentes locais do Brasil ou do mundo, o RH acessa as informações dos colaboradores de cada uma das filiais a qualquer momento. Qual a vantagem disso?

O RH acaba com o uso de papel e da dependência de um profissional na filial para baixar com um pendrive as informações do registrador de ponto. A gestão de ponto ganha independência!

O Cloud Computing (computação em nuvem)

Cloud Computing também agrega benefícios valiosos a gestão de pessoas e de ponto eletrônico. Um software em nuvem, permite realizar análises de qualquer lugar. Por exemplo, no modelo antigo as empresas necessitavam instalar o sistema em um computador e o acesso ao mesmo era realizado exclusivamente em uma única máquina. Com um software em nuvem o RH ganha independência e passa a acessar as informações de qualquer lugar do mundo e a qualquer momento! A única coisa que precisa é uma conexão com a internet.

Se essas tecnologias sozinhas agregam todos esses benefícios, juntas elas proporcionam ainda mais vantagens quando se trata de gestão e registro de ponto eletrônico. Ao combinar tecnologia IoT e nuvem em um mesmo sistema de gestão de ponto o setor de RH acessar as informações dos colaboradores em tempo real, de qualquer lugar e a qualquer momento.

Por exemplo, se um profissional não está no seu local de trabalho e precisa fechar o ponto dos colaboradores, ele pode fazer a qualquer momento. Ou se o gestor de RH necessita emitir um relatório de absenteísmo do dia ou do mês pode fazer isso de qualquer lugar!

Um sistema que combine essas duas tecnologias faz com que o RH tenha uma previsibilidade sobre as horas trabalhadas e horas extras de cada funcionário – o que evita sustos no fechamento da folha de pagamento -, permite a fácil emissão de relatórios, evita erros de cálculos de horas – o que pode levar a empresa a sofrer com processos trabalhistas – e agiliza o processo de fechamento de folha.

Além disso, pode agregar vantagens como transparência com os colaboradores por meio de um portal de comunicação direta com os funcionários, que permite a visualização do espelho ponto individual, a adição de justificas pelo portal (o que acaba com a necessidade do registro em papel) e a visualização do holerite.

Outras vantagens da tecnologia IoT e nuvem quando aplicadas à gestão e registro do ponto eletrônico é a otimização das atividades do RH, proporcionando mais tempo para a equipe atuar em ações estratégias e estudar melhorias na gestão de pessoas na empresa. A tecnologia reflete no aumento da produtividade tanto do RH quanto em toda a empresa. Afinal, funcionários motivados produzem mais e melhor.

Além disso, a tecnologia influencia positivamente na qualidade do trabalho executado, uma vez que ela garante a precisão das informações e evita o retrabalho.

Assertividade e Produtividade no RH

Ferramentas que utilizem as tecnologias descritas acima proporcionam agilidade, economia de tempo e aumentam a produtividade no RH. Mas como essas tecnologias podem efetivamente melhorar a produtividade do time de RH?

Ao investir em um sistema de gestão de ponto eletrônico, automatiza-se diversos processos manuais, como o cálculo de horas trabalhadas/extras, emissão de relatórios com apenas dois cliques, integração do software de ponto com o de Fechamento de Folha.

Além do ganho de tempo que a automação proporciona, a escolha da ferramenta de gestão e registro de ponto eletrônico certa pode reunir e disponibilizar as informações em tempo real, o que permite a precisa tomada de decisão pelo RH. Ao agregar este tipo de inteligência, o RH pode atuar de forma mais assertiva em diferentes situações, como por exemplo, em casos de alta taxa de rotatividade de funcionários e pode desenvolver ações que visem a retenção de talentos, atuando de forma mais assertiva.

Como tecnologia IoT e nuvem contribuem para as rotinas do eSocial

O portfólio de gestão do ponto eletrônico da Ahgora agregam todos estes benefícios e muito mais. Solicite um diagnóstico e entenda como nossas ferramentas podem aumentar a produtividade e otimizar as atividades do RH na sua empresa.

Mas vamos lá: como evitar o estresse com o registro, tratativa e envio de informações de ponto para o eSocial? Primeiro, é importante se atentar que três eventos do eSocial dizem respeito às informações de jornada de trabalho:

  • S-1050 – Tabela de horários e turnos de trabalho
  • S-2200 – Cadastro inicial do vínculo (admissão)
  • S-2206 – Alteração de contrato de trabalho (promoção, transferência, etc.)

Quando o seu RH combina tecnologias de IoT e nuvem, consegue atualizar os registros de ponto em tempo real. Assim que o colaborador utiliza o relógio ponto (REP) ou aplicativo de ponto, as informações dele são enviadas para o sistema de gestão de ponto. Com poucos cliques, o RH consegue gerar o arquivo .csv que serve tanto para o fechamento de folha quanto para enviar informações para o eSocial.

Quer saber mais? Deixe seu contato conosco. Um consultor da Ahgora ajuda você a ver como essas tecnologias facilitam as rotinas do seu RH.